imagem-evento
Curadoria
Rachel Korman
22 Agosto
às

18h30

Local
Mostra de Videoarte dos Açores

Há 5 anos o FUSO lançou âncoras na ilha de São Miguel com o intuito de suprir uma lacuna existente no panorama artístico do Arquipélago dos Açores no que diz respeito à formação e ao conhecimento na área da imagem em movimento.
Criou-se então o FUSO INSULAR - Mostra de Videoarte dos Açores.
Dentre as atividades desenvolvidas está o Laboratório Imagem em Movimento - um programa de residência criativa que é um espaço/tempo para aprendizagem, pesquisa e experimentação e que acontece durante o verão em São Miguel.

O programa é dirigido aos açorianos em geral e às pessoas que vivem nos Açores, sejam elas artistas ou não, mas que tenham interesse nas artes cinematográficas e vontade de criar a sua própria obra em vídeo. O propósito do Laboratório é munir os participantes de conteúdos e referências e apoiar no desenvolvimento e na concretização dos trabalhos.

Nas três edições já realizadas (2020, 2021 e 2022), os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a história do cinema e da videoarte e criar seus próprios filmes, sob orientação teórica e prática de artistas com larga experiência na área da imagem em movimento. Daniel Blaufuks, Susana de Sousa Dias e Yuri Firmeza foram os responsáveis pelas formações teóricas, enquanto André Laranjinha, artista residente em São Miguel, fez o acompanhamento prático.

 Para a 15ª edição do FUSO, selecionamos oito obras - autobiográficas ou ficcionais, que refletem de forma crítica, mas também afetiva, as relações dos artistas com o território, a sua gente e costumes. As inquietações emocionais, a sensação de (não)pertença e a crescente ocupação do território açoriano, que se misturam em experimentações visuais e sonoras, fazem desta sessão um verdadeiro tubo de ensaio.

Em 2022, o Programa de Residência ampliou a sua ação e convidou o artista Yuri Firmeza para filmar na ilha de São Miguel. Firmeza, cuja obra testa as fronteiras entre a ficção, o possível e o real, apresenta-nos Agapanto Sísmico. O filme parte de um festejo popular - as tradicionais Cavalhadas de São Pedro, para propor uma ficção especulativa sobre a relação entre este santo padroeiro, um desastre natural, o passado colonial, a religiosidade e a (re)encenação das cavalhadas para o tempo presente.

 O Laboratório Imagem em Movimento tem coprodução do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Açores.

A Mostra de Videoarte dos Açores pode ser vista até dia 16 de setembro, de quinta a sábado das 16h00 às 20h00 no Espaço Duplacena (Regueirão dos Anjos, 77 Lisboa).

NESTA SESSÃO
imagem-evento
A vaca que se perdeu do resto da manada
Mariana Pacheco de Medeiros
imagem-evento
Agapanto Sísmico
Yuri Firmeza
imagem-evento
ainda estou aqui
Laura Brasil
imagem-evento
Insular
António Braga
imagem-evento
Itinerário
Gabriela Oliveira
imagem-evento
Itinerário
Gabriela Oliveira
imagem-evento
Milk Shake
Gregory Le Lay (1977-2023)
imagem-evento
Nasci na foz e morri na nascente
Rodrigo Mota
imagem-evento
Nada e Muito Pouco
Marco Machado
imagem-evento
É só um cisne negro
Sara Massa