O Laboratório Imagem em Movimento é uma atividade do FUSO INSULAR, em parceria com o Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.

É dirigido à comunidade açoriana interessados nas artes cinematográficas, e visa incentivar a criação de novos trabalhos em vídeo.

Durante os meses de julho a setembro, os participantes terão oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a história da imagem em movimento e criar seus próprios vídeos, sob orientação dos artistas Yuri Firmeza e André Laranjinha.

Realizador, professor e pesquisador brasileiro radicado em Lisboa, Firmeza tem uma vasta experiência na área da imagem em movimento, com trabalhos que pressionam os limites entre a ficção, o possível e o real. André Laranjinha, artista visual que vive e trabalha em São Miguel, é formado em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa e desenvolve trabalhos em cinema, vídeo, artes plásticas, artes gráficas e ilustração.

Num primeiro momento, e a partir da sua própria obra, Yuri Firmeza será responsável pela componente teórica do Laboratório, que servirá de base para o desenvolvimento dos projetos individuais. A orientação prática ficará a cargo de André Laranjinha, com o apoio técnico do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.

A participação no Laboratório é gratuita e decorrerá no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande.



PARTICIPANTES DO LABORATÓRIO IMAGEM EM MOVIMENTO 2022

António Manuel Braga da Silva

Cristiana Branquinho

Filipe Berquó de Aguiar Cavaco Freitas

Inês Paiva Vieira

Laura Quinteiro Brasil

Marco Machado

Maria Gabriela Serra Medeiros Oliveira

Tiago Araújo Gomes

Formulário
Laboratorio 2022