É dirigido à comunidade açoriana interessados nas artes cinematográficas, e visa incentivar a criação de novos trabalhos em vídeo.
Durante os meses de julho a setembro, os participantes terão oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a história da imagem em movimento e criar seus próprios vídeos, sob orientação dos artistas Yuri Firmeza e André Laranjinha.
Realizador, professor e pesquisador brasileiro radicado em Lisboa, Firmeza tem uma vasta experiência na área da imagem em movimento, com trabalhos que pressionam os limites entre a ficção, o possível e o real. André Laranjinha, artista visual que vive e trabalha em São Miguel, é formado em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa e desenvolve trabalhos em cinema, vídeo, artes plásticas, artes gráficas e ilustração.
Num primeiro momento, e a partir da sua própria obra, Yuri Firmeza será responsável pela componente teórica do Laboratório, que servirá de base para o desenvolvimento dos projetos individuais. A orientação prática ficará a cargo de André Laranjinha, com o apoio técnico do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.
A participação no Laboratório é gratuita e decorrerá no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande.
António Manuel Braga da Silva
Cristiana Branquinho
Filipe Berquó de Aguiar Cavaco Freitas
Inês Paiva Vieira
Laura Quinteiro Brasil
Marco Machado
Maria Gabriela Serra Medeiros Oliveira
Tiago Araújo Gomes