O Laboratório Imagem em Movimento é uma atividade do FUSO INSULAR, com coprodução do Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas. É dirigido à comunidade açoriana interessados nas artes cinematográficas e visa incentivar a criação de novos trabalhos em vídeo.

Laboratório Imagem em Movimento 2024

Durante os meses de julho a setembro, os participantes têm oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a história da imagem em movimento e criar seus próprios vídeos, sob orientação de artistas com larga experiência neste campo de trabalho.

Em 2024, Catarina Mourão é a artista responsável pela componente teórica, que servirá de base para o desenvolvimento dos projetos individuais. Catarina Mourão estudou Música, Direito e Cinema (Mestrado na Universidade de Bristol e Doutoramento pela Universidade de Edimburgo, bolseira da FCT em ambos). Fundadora da AporDOC (Associação pelo Documentário Português). Professora de Cinema e Documentário desde 1998 em diferentes Licenciaturas e Mestrados. As suas áreas principais de investigação são memória; sonho; arquivo; autobiografia. Presentemente é docente no mestrado de Artes e Multimedia na FBAUL. 

A orientação prática fica a cargo de André Laranjinha, artista visual que vive e trabalha em São Miguel. Laranjinha é formado em Belas-Artes pela Universidade de Lisboa e desenvolve trabalhos em cinema, vídeo, artes plásticas, artes gráficas e ilustração.

A participação no Laboratório é gratuita e decorrerá no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande.

REGULAMENTO

FORMULÁRIO

Laboratorio 2022