VENCEDORES OPEN CALL 2024
Prémio Aquisição Fundação EDP/MAAT
AnaMary Bilbao, Prelúdio, 2024
Menção Honrosa (Fundação EDP/MAAT)
João Francisco Correia, Run, Snail, Run, 2023
Prémio Incentivo Duplacena (escolha do público)
Joana Lourenço, Anthropological Bunker, 2024
A obra premiada amplia o trabalho de AnaMary Bilbao da sua dimensão plástica, mais conhecida, para uma dimensão onde se revela uma para-narratividade, por vezes já intuída na restante obra. Personagens caricaturais e diabólicas (espécie de duendes vermelhos) protagonizam pequenas cenas que articulam, como entremezes de teatro medieval, momentos mais abstratos (verdadeiros exercícios de cor-luz) ou registos fragmentários de uma natureza-morta nunca percebida na sua totalidade. A imagem é, no seu conjunto, degradada por filtros e rasuras de cor tornando-o um território de inquietação onde se joga a sobrevivência da ideia mesma de representação das coisas. A articulação entre imagem e banda sonora, especialmente a intervenção da voz/texto, confere ao conjunto acerto e dinamismo, mas também uma solenidade final tornando a obra testemunho de uma realidade em perda e confissão dessa perda.
Apesar da Menção Honrosa ser uma figura não existente nos estatutos e não conferir, também por isso, qualquer tipo de Diploma não podemos deixar de destacar uma outra obra a concurso: “Run, Snail, Run” de João Francisco Correia, pela criatividade demonstrada na construção da narrativa e na solução visual do conjunto.
João Pinharanda
__________________________________________________________________________________________
A OPEN CALL do festival FUSO recebeu este ano 245 candidaturas de artistas que vivem e trabalham em Portugal e/ou são de nacionalidade portuguesa. Jean-François Chougnet - diretor artístico do FUSO e João Pinharanda - diretor do MAAT, selecionaram doze obras que oferecem ao público um inventário - fragmentário - da videoarte em Portugal.
Artistas e obras selecionadas:
AnaMary Bilbao, Prelude, 2024 (Prémio Aquisição Fundação EDP/MAAT)
Filipa Nobre e Maria Trindade, Ao som do estranho, 2024
Francisco Lourenço, Fiesta remembers that her things are up there, 2023
Gabriel Andrade, Berro, 2024
Joana Lourenço, Anthropological Bunker, 2024 (Prémio Incentivo Duplacena)
João Francisco Correia, Run Snail Run, 2023 (Menção Honrosa Fundação EDP/MAAT)
Luís Miranda, Mountain (#4), 2022
Luís Palma, O Milhafre, 2023
Mário Espada, Dormidera y Otros Sueños Democráticos, 2024
Pauliana Valente Pimentel, New age kids, 2024
Renata Bueno, Em Círculos, 2024
Rita Ruivo, Transumância, 2023_