‘The Message’ is the Medium

Greg de Cuir Jr

Este programa oferece uma interseção entre música hip hop e vídeos musicais ou videoclips, desde os primeiros exemplares até ao período moderno do género, no final do século XX. Três músicas e respetivos vídeos são usados para mapear as mudanças na estética e na ideologia dos estilos sonoros e visuais do hip hop: ‘The Message’, de Grandmaster Flash & The Furious Five, ‘Check Yo Self’, de Ice Cube, e ‘Can’t Nobody Hold Me Down’, de Puff Daddy.

A mais antiga das três obras, ‘The Message’ (1982), é um clássico do hip hop, que incorpora a crítica social na sua abordagem pioneira ao realismo da “rua”, numa composição musical que tem sido uma referência para múltiplos artistas de sucessivas gerações, que usam samples desta música, entre eles Ice Cube e Puff Daddy, incluídos neste programa. O videoclip de ‘The Message’, com a sua estética low-budget e realismo documental, pode ser considerado como um contributo raro e significativo para os primórdios da videoarte, do ponto de vista de uma classe urbana negra.

Já os vídeos das músicas de Ice Cube e de Puff Daddy exemplificam a deslocação generalizada para as produções de vídeos musicais de larga escala e grandes orçamentos e, em paralelo, o amadurecimento do hip hop enquanto expressão artística, resultando na sua comercialização e na apropriação da sua ideologia pelo mainstream. Este programa online será complementado pela leitura, ao vivo, do texto “The Message is the Medium: Aesthetics, Ideology, and the Hip Hop Music Video” (publicado originalmente no volume “Music / Video: Histories, Aesthetics, Media” (2017), do escritor e curador Greg de Cuir Jr, seguida de uma discussão com o público sobre as questões abordadas no texto.

Detalhes:

Horário:30 Agosto, às 19:00 (GMT+1)
Duração:17′

Greg de Cuir Jr

EUA

Nesta sessão:

The Message

The Message
The Message
Grandmaster Flash & The Furious Five