imagem-evento
Curadoria
FUSO INSULAR
30 Outubro
às 18:30
Local
Ciclo de Cinema de Autor

O Cinema de Autor é uma categoria de produção cinematográfica que valoriza, acima de tudo, a visão e expressão artística do autor. Uma de suas características distintivas é o respeito pela sua liberdade criativa. O FUSO INSULAR está empenhado em promover o cinema independente, convidando artistas com larga experiência na área da imagem em movimento a filmar na ilha de São Miguel. As obras resultantes deste encontro do realizador com as paisagens e as pessoas desta ilha oferecem um novo olhar e um novo discurso que enriquecem o património artístico dos Açores.

Para a edição de 2022 o artista convidado é Yuri Firmeza, cuja obra testa as fronteiras entre a ficção, o possível e o real. Durante um mês em residência artística na ilha de São Miguel, Firmeza realizou Agapanto Sísmico, título do filme que tem estreia absoluta no Ciclo de Cinema de Autor. Tendo como ponto de partida um festejo popular - as tradicionais Cavalhadas de São Pedro - Firmeza propõe uma ficção especulativa sobre a relação entre este santo padroeiro, um desastre natural (a imagem de S. Pedro e a igreja a que deu o nome saíram ilesas da erupção vulcânica ocorrida no Pico do Sapateiro no século XVI), o passado colonial, a religiosidade e a (re)encenação das cavalhadas para o tempo presente.

Outro filme de Yuri Firmeza a ser exibido neste ciclo, Nada É (2014), foi rodado em Alcântara (MA), cidade no norte do Brasil marcada pela presença açoriana. Nada É foi buscar o seu título ao que uma habitante de Alcântara disse ao realizador: aqui nada é - tudo foi ou será. No século XIX, a elite local construiu palacetes aguardando a visita do imperador D. Pedro II, que prometeu, mas nunca foi à cidade. Com o tempo, os palácios tornaram-se ruínas. O passado, o que foi. O que será é o futuro.
Alcântara abriga uma base de lançamento de foguetões para o espaço. Yuri Firmeza tudo mistura. As ruínas, os foguetões e a Festa do Divino Espírito Santo, durante a qual é coroado o imperador-menino, evocando D. Pedro e sua corte.

Queremos ressalvar que os artistas convidados a realizar e apresentar seus filmes no Ciclo de Cinema de Autor são também os responsáveis pela componente teórica do Laboratório Imagem em Movimento, ministrando masterclasses para os participantes do Programa de Residência Criativa do FUSO INSULAR.

NESTA SESSÃO
imagem-evento
Agapanto Sísmico
Yuri Firmeza
imagem-evento
Nada É
Yuri Firmeza