imagem-evento
Curadoria
Ar.Co
28 Agosto
às 22:00
Local
Fora do Lugar

O programa apresentado pelo Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação, para edição este ano do FUSO – Festival Internacional de Videoarte de Lisboa, reúne uma seleção de quatro trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Cinema/Imagem em Movimento que responderam ao desafio de pensar as ideias de “Resiliência. Esperança. Comunidade.”, motes para a edição de 2022.

Imagens de found footage, imagens de satélite, imagens oníricas, que de algum modo nos mostram como ainda estamos afastados dos lugares que desejamos serem os nossos espaços de ação.

Em “Foltar”, de Teresa Molina, fala-se da intimidade habitando-a com imagens de desconhecidos; “Re-collection”, de Ana Teresa Martins, também usa arquivos coletivos para fabricar tensões entre espaços e ações; Nuno Gonçalves, em “amazonia breat”, utiliza o som para, de modo pessimista, nos conduzir através de uma geografia que é cartografada à distância; em “Sonho Tingido”, de Tomás Guedes, o hiato é produzido pelo espaço onírico onde a distância é, antes de mais, um problema da perceção.

Curtos filmes, onde a ideia de comunidade é estranhamente atravessada por espaços contaminados pela solidão.

NESTA SESSÃO
imagem-evento
amazonia breath
Nuno Gonçalves
imagem-evento
Flotar
Teresa Olea Molina
imagem-evento
Re-collection
Ana Teresa Martins
imagem-evento
Sonho Tingido
Tomás Guedes