Neste filme, recentemente restaurado, filmado a preto e branco em 16mm, Jonas coreografa, num teatro ao ar livre, movimento, som e espaço, com a paisagem urbana de Lower Manhatten como elemento do filme. Baseado na ação performática Delay Delay, uma das suas raras performances feitas ao ar livre, Songdelay adapta ao espaço cinemático a linguagem muito original e enigmática da artista, aplicada ao gesto e ao som. Jonas dá aos seus performers, oriundos da comunidade artística, e amigos próximos da autora (Gordon Matta-Clark, Steve Paxton, Carol Gooden, Robin Winters), uma série de intruções - ritmos inesperados no espaço e na escala, e áudio delays - e de objetos, ou adereços simbólicos, a partir dos quais os performers podem criar a suas próprias interpretações: o resultado final é, simultaneamente, coreografado com precisão e improvisado com humor. Recorrendo a gestos ristualísticos e ao uso de objetos totémicos, tais como espelhos e máscaras, Songdelay reflete os temas e imagens que integram o trabalho de Joan Jonas ao longo dos anos.
Câmara: Robert Fiore. Edição: Robert Fiore, Joan Jonas. Técnico de som: Kurt Munkacsi. Performers: Ariel Bach, Marion Cajuri, James Cobb, Carol Gooden, Randy Hardy, Michael Harvey, Glenda Hydler, Joan Jonas, EP Kotkas, Gordon Matta-Clark, Michael Oliver, Steve Paxton, Penelope, James Reineking, Robin Winters.
Filme restaurado pelos Anthology Film Archives através do programa National Film Preservation Foundation's Avant-Garde Masters Grant e a The Film Foundation. Financiado por George Lucas Family Foundation.