imagem-evento

Pau-Brasil
Marcelo Moscheta
24 Agosto
às 22:00
Local
Curadoria Jean-François Chougnet
Sessão OPEN CALL – obras selecionadas

No vídeo, uma mão vai retirando pouco a pouco cada um dos acúleos (espinhos superficiais) que habitam o tronco do Pau-Brasil. Quando jovem, essa árvore apresenta a cobertura de acúleos que serve muito bem para afastar predadores, funcionando como uma defesa natural até seu crescimento, quando então, deixa cair naturalmente tais defesas e torna-se uma árvore frondosa.

Estreitamente ligada à constituição de nossa nação, por ter sido um recurso explorado à exaustão e de certa forma ter batizado o nome de nosso território, o Pau-Brasil é uma árvore muito pouco conhecida ou mesmo vista nas paisagens brasileiras.

O som da floresta que preenche a atmosfera do vídeo nos primeiros minutos vai dando lugar à um ruído artificial, mecânico ao mesmo tempo em que a presença da floresta e das características naturais da planta vai sendo alterada. Uma ação simples, mas violenta ao extremo, assim como nosso processo civilizatório em que tudo aquilo que definia a identidade dessas terras e nossa cultura ancestral foi sendo suprimida.

Como uma madeira aplainada, sem nuances ou quaisquer imperfeições, continuamos numa eterna disputa entre manter as raízes que nos constituem nação ou render-nos à influências dominantes, globais e estrangeiras, que retiram lentamente o que temos de mais valioso, aquilo que nos dá o próprio nome, nossa cor de brasa verde e amarela, mas vermelha por princípio, porque vem do interior da terra e do interior do ser.

NESTA SESSÃO
imagem-evento
A essência de ser uma bicha
Gui Athayde
imagem-evento
Aseptic Synesthesia
Inês Norton
imagem-evento
Caminhos do Mar
Hoji Fortuna
imagem-evento
Capítulo Um: A Chegada
Sara Carneiro
imagem-evento
De Luz
Léna Lewis-King
imagem-evento
Dois Mil e Vinte
José Taborda
imagem-evento
Os Antílopes
Maxime Martinot
imagem-evento
Purpose Sound
Ricardo Leandro
imagem-evento
Untitled (Active Citizens)
Tiago Bastos Nunes
imagem-evento
Vanishing Act
Gabriela Vaz-Pinheiro
imagem-evento
Vermelho - Vídeo Ensaístico
Leonor Sousa
imagem-evento
Where have all the hearts gone?
Júlio F. Costa