The Raft of the Medusa (for interdependence director’s cut)

Salomé Lamas
27 Agosto

Curador: Jean-François Chougnet | Sessão: Open Call

Extraction: The Raft of the Medusa é uma meditação sobre o redesenho maciço da humanidade no planeta e um panfleto distópico no antropoceno.

Extração: A Jangada da Medusa retrata um breve momento de euforia, enquanto os ocupantes à deriva na jangada, esperando e rezando para serem resgatados, parecem vislumbrar uma possibilidade de salvação. Quase podemos ouvir os gritos roucos através dos quais eles tentam chamar a atenção para sua situação desesperada, reunindo uma última gota de força diante do vazio. Esta é sua última chance de sobrevivência.

Extração: A Jangada da Medusa refere-se ao paradigma colonial, visão de mundo e tecnologias que marcam regiões de alta biodiversidade, a fim de reduzir a vida à sua conversão em um recurso através do capitalismo, com um enorme impacto ambiental e social.

É uma alegoria para estados de emergência em política ambiental, clima e migração, com um objetivo ético-político.

 

Créditos

Produção: ART for The World, ONG associada com a UNDPI
Mecenato: United Nations, World Meteorological Organization
Apoio financeiro: SDC – Swiss Agency for Development and Cooperation
Parceria: Gail (India) Limited, ITIC – Ethical Fashion Initiative
Contribuição: République et canton de Genève, Fondazione CARIPLO, Sesc, EBU – Operating Eurovision and Euroradio.

Créditos Lamaland adicionais à comissão:
Apoio ao desenvolvimento: Yaddo, Atelier – Museu Julio Pomar, Fundação Oriente
Apoio: ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual, Fundação Calouste Gulbenkian, Grupo Nova Imagem, Bikini Additional support: Fundacíon Botín, Câmara Municipal de Lisboa – Lisbon Film Commission, Screen Miguel Nabinho, Forum Dança, Museu Nacional de História Natural e da Ciência, cE3c – Center for Ecology, Evolution and Environmental Changes, Alexandra Moura, CCB – Centro Cultural de Belém, Silva Dias – Socieda de de Comércio de Lenhas e Carvão, EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, RNTRANS – Grupo Urbanos, António e Luciano Neto Décor – Artes Décor e Cenografia, INTERSECCIÓN – Contemporary Audiovisual Art Festival, Estraperlo Editora, Fundación Luís Seoane and Deputación da Coruña

Detalhes

Data exibição:27 Agosto
Autor:Salomé Lamas
Curador: Jean-François Chougnet
Ano:2019
Duração:7’58”

Obras selecionadas pelo curador: