OPEN CALL – Anúncio dos vencedores

Jean-François Chougnet

Um júri presidido por Margarida Chantre irá eleger o melhor vídeo.

A seleção prévia dos vídeos a concurso é da responsabilidade de Jean-François Chougnet.

Em 2021, a Fundação EDP/ MAAT mantém a parceria com o Open Call FUSO – Anual de Videoarte Internacional de Lisboa, através da atribuição do Prémio Aquisição Fundação EDP/MAAT para a escolha do júri da melhor obra, no valor de 2.500€.

O público será também convidado a votar nos vídeos pré-selecionados na sessão pública no Jardim do MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia a 26 de Agosto de 2021*. Ao(s) autor(es) da obra escolhida pelo público será atribuído o Prémio Incentivo Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual: uma bolsa de estudos para frequência de um ano letivo de “Projeto Individual” no departamento de Cinema/Imagem e Movimento da escola.

Detalhes:

Horário:29 Agosto, às 22:00
Localização:Museu da Marioneta

Em 2021 a 13ª edição do festival FUSO recebeu mais de 220 candidaturas para o Open Call para o Prémio Aquisição Fundação EDP /MAAT. Sob o mote ‘Na Fronteira’ o director artístico do festival, Jean-François Chougnet, selecionou 16 obras finalistas de artistas portugueses e estrangeiros a residir a Portugal. O júri de premiação deste ano foi composto pela artista Irit Batsry, pela historiadora Isabel Nogueira, pela realizadora Susana Sousa Dias, pelo realizador vencedor do prémio do ano passado Welket Bungué e por Margarida Chantre, responsável pela Coleção de Arte da Fundação EDP.

O júri quer agradecer a participação activa e dedicada das candidaturas que o festival recebeu este ano e felicita, muito particularmente, os finalistas pela sua nomeação e pela qualidade do trabalho que apresentaram. Ficamos muito contentes pela adesão crescente que o Open Call tem tido nos últimos anos, mas sobretudo não podemos deixar de referir a grande qualidade dos trabalhos que nos chegou e que nos permite perceber que o campo da videoarte em Portugal tem um espaço artístico próprio que se tem vindo a consolidar com muito talento.

Por esta razão, o júri decidiu fazer novamente a atribuição de uma menção honrosa. Não quisemos deixar de referenciar o vídeo que nos revelou um olhar e sentido apurado numa composição visual de invisíveis linhas fronteiriças que, entre a intencional monocromia imagética e o compasso do som, nos leva e remete a uma fluída migração entre espaços e elementos primordiais que os ocupam. Como indicaram as autoras: ‘polinizam-se conteúdos, matérias e sensações, enquanto rio, vento, dunas, e um pássaro e uma pedra, respiram’.

A menção honrosa deste ano vai para as três artistas Helena Inverno, Verónica Castro e Bouchra Ouizguen com o vídeo ‘Transhumance’ (2019).

O Júri premeia este ano uma obra que, pela sua única e singular abordagem visual e sonora, apresenta a criação de uma analogia do não observável e do incompreensível que deste modo, num registo vídeo, toma forma e se torna atingível por quem o vê. A sua manifesta qualidade auto-reflexiva e pessoal não deixa de nos remeter para a metáfora das fronteiras que todos nós percorremos no tempo presente. É uma obra que nos impele, desde o primeiro momento, a mergulhar, a dar um salto entre o real concreto e o irreal fluído e onírico, entre o que nos é imediatamente reconhecível e o que fica sem aparente referente de significado. Na sucessão trabalhada de imagens alegóricas e do texto construído em fluída cadência que as acompanha, tentamos apreender uma realidade palpável, mas deambulamos num espaço intermédio acabando por regressar, assim, ao que somos por dentro. Sem limites.

É assim com enorme prazer e reconhecimento que anunciamos que as artistas Sofia Arriscado e Constanza Givone são as vencedoras do Prémio de Aquisição Fundação EDP com o vídeo ‘Lapso’ (2021).

 

Escolha do júri
Prémio Aquisição Fundação EDP/MAAT
Sofia Arriscado e Constanza Givone, com o vídeo ‘Lapso’ (2021).

 

Escolha do Júri
Menção Honrosa
Helena Inverno, Verónica Castro e Bouchra Ouizguen, com o vídeo ‘Transhumance’ (2019)

 

Escolha do público
Prémio Incentivo Ar.Co
Tânia Diniz, com o vídeo ‘Passagem’ (2021)

Detalhes:

Horário:29 Agosto, às 22:00
Localização:Museu da Marioneta

Jean-François Chougnet

França